08 jan

Como proteger seus equipamentos elétricos contra raios

Certamente você já ouviu falar que os raios em tempestades podem provocar a queima de aparelhos elétricos e eletrônicos.

Saiba por que isso acontece e conheça um pouco mais sobre os raios e como evitar grandes perdas com a descarga elétrica.

O raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre entre as nuvens ou entre nuvem e solo que representa perigo para as pessoas e seus equipamentos elétricos em casa.

Quando um raio cai próximo da rede elétrica, ele gera um campo eletromagnético que atinge a rede, gerando os surtos elétricos que são conduzidos pela rede elétrica a uma distância de até 5km do local de origem.

Em prédios com pára-raios, as pessoas estão livres dos danos, mas seus equipamentos elétricos ainda correm perigo, devido aos surtos elétricos já mencionados acima.

Quando ocorre um surto elétrico de um raio, a tensão da rede pode-se elevar a mais de cinco mil volts e os equipamentos podem ser danificados e até mesmo queimados instantaneamente quando conectados a tomada.

Agora que você já sabe sobre os ricos e danos causados pelos raios aos seus equipamentos elétricos, vamos dar algumas dicas simples de como evitar esses risco para não queimar seus aparelhos elétricos.

Dentro de casa, uma dica é retirar os equipamentos elétricos das tomadas, evitando risco de queima durante as chuvas. Os raios podem cair na rede elétrica e chegar às residências por meio da fiação, podendo atingir até mesmo os moradores.

O uso de celulares, tablets e notebooks, além de outros aparelhos que utiliza bateria interna, corre menos risco durante as tempestades, mas eles não podem estar conectados na tomada no momento do uso.

Separamos algumas dicas para evitar choque e queima dos seus aparelhos elétricos:

  • Não utilizar a mesma tomada para conectar todos os equipamentos. O ideal é ligar um aparelho de cada vez
  • Não carregar os aparelhos em cima de camas, sofás ou próximos a cortinas, toalhas de mesa ou qualquer outro material inflamável
  • Não utilizar os aparelhos elétricos com as mãos molhadas ou em locais úmidos
  • Utilizar protetores de tomada, principalmente em famílias com crianças pequenas e animais
  • Não tome banho durante as tempestades
  • Não use chuveiro ou torneira elétrica
  • Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc
  • Evite ligar aparelhos e motores elétricos
  • Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone
  • Desconecte das tomadas os aparelhos e eletrônicos tais como roteadores, televisão, som, computadores, microondas, etc
  • Permaneça dentro de sua casa até a tempestade terminar
  • Desligue os fios de antenas dos aparelhos.

Tire o roteador da tomada

Agradecemos sua leitura e esperamos que essas dicas sejam úteis para o seu dia a dia, ajudando evitar a queima dos seus aparelhos elétricos.

Forte abraço, equipe Virt.

Share this
12 jul

Virt Telecom Fibra Óptica @ 2017 by agência Wmart Turbo Digital

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm